"Vou à Bahia porque, se alguém fez o impossível para eu sair do país, foi Dado Galvão. Desde que filmou uma entrevista comigo em Havana, ele tem sido incansável. Mesmo quando me faltava esperança, ele a mantinha" YOANI SÁNCHEZ - FOLHA DE SÃO PAULO

Troféu Quarentena Festival Permanente do Minuto: “Urbi et Orbi”. (“À cidade de Roma e ao mundo”).

Papa Francisco no dia 27 de março de 2020, com a Praça de São Pedro vazia

“Urbi et Orbi” significa (“à cidade de Roma e ao mundo”). Esse é o nome do vídeo minuto do documentarista Dado Galvão, que concorre ao Troféu Minuto Quarentena do Festival Internacional Permanente do Minuto.

O vídeo de um minuto de duração tem linguagem documental, com uma mensagem de fé ecumênica e esperança, inspirado na Bênção extraordinária Urbi et Orbi, concedida pelo Papa Francisco no dia 27 de março de 2020, com a Praça de São Pedro vazia, devido à atual pandemia de coronavírus (COVID-19). Todos os anos, o rito é celebrado no dia de Natal e no dia da Páscoa, as maiores festas cristãs. Além dessas datas, a bênção é concedida no dia da eleição de um novo Papa, logo após o resultado do Conclave.

Em 2016, Galvão foi premiado pelo Festival do Minuto em parceria com a ACNUR (Agência da ONU para Refugiados), com o vídeo "Ninguém fica defora"/ "Nobody left outside".

O nome dos vencedores do Troféu Minuto Quarentena será divulgado em agosto de 2020.


abril/20