"Vou à Bahia porque, se alguém fez o impossível para eu sair do país, foi Dado Galvão. Desde que filmou uma entrevista comigo em Havana, ele tem sido incansável. Mesmo quando me faltava esperança, ele a mantinha" YOANI SÁNCHEZ - FOLHA DE SÃO PAULO

Rodas da Liberdade


A história de superação da pedagoga e cadeirante Andréa Correa, que mora no município de Jequié, no centro-sul baiano, é retratada no documentário ‘Rodas da Liberdade’, dirigido pelo cineasta baiano Dado Galvão. 
“Nasci com uma deficiência chamada osteogênese imperfeita, caracterizada por ossos frágeis, conhecida como ossos de vidro. Desde criança, tive muita dificuldade de locomoção, não só por não conseguir andar, como também pelos problemas impostos pela própria deficiência. Devido à fragilidade óssea, era necessário muito cuidado para me locomover”, relata a protagonista de “Rodas da Liberdade”. 

Segundo Galvão, o documentário é uma reflexão sobre determinação, superação, coragem, inclusão, trânsito, mobilidade e bicicletas. 

“Foi em uma cotidiana pedalada noturna pelas ruas de Jequié, que o documentarista e ciclista Dado Galvão, conheceu a pedagoga. Da abordagem feita no trânsito, para tirar uma foto, nasceu Rodas da Liberdade”, lembra o cineasta.

Veja o documentário


BNews, maio de 2019